Revista Novo Perfil Curiosidades

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Foto: Eva Braun e Hitler em Berghof, em 14 de junho 1942.

Adolf Hitler teria se casado “involuntariamente” com uma mulher judia, segundo um polêmico documentário da TV britânica.

Segundo análises de DNA, os fios de cabelo de uma escova que pertencia a Eva Braun, a amante de longa data do ditador nazista, contêm uma sequência específica de genes de origem judia, herdados da linhagem materna.

A sequência de DNA mitocondrial pertence ao haplogrupo N1b1, amplamente associado aos judeus asquenazes, que compõem cerca de 80% da população mundial de judeus.

“É um resultado instigante, nunca imaginei que faria uma descoberta com implicações tão profundas e extraordinárias”, declarou Mark Evans, apresentador da série documental do Channel 4, “Dead Famous DNA”.

Comprada por Evans por 2 mil dólares, a amostra cabelo veio de uma escova com a inscrição “E.B”, encontrada no final da Segunda Guerra Mundial na residência de Hitler em Berghof, na Bavária, por um agente da inteligência norte-americana.

Eva tinha 17 anos quando conheceu e se apaixonou por Hitler, em 1929. Temendo que o relacionamento afetasse sua imagem, o líder nazista, 23 anos mais velho, confinou a amante a uma vida de isolamento em Berghof. Na época, Hitler ordenou uma investigação para verificar a “pureza” ariana dos ancestrais de Eva.

“No século 19, muitos judeus asquenazes alemães se converteram ao catolicismo. Portanto, é muito improvável que Eva Braun ou mesmo Hitler tenham conhecido seus ancestrais, apesar da investigação sobre sua família”, declarou o Channel 4 em um comunicado.

Com a queda iminente do Terceiro Reich, Eva e Hitler finalmente se casaram em 29 de abril de 1945. Cerca de 40 horas depois, quando o exército russo fechava o cerco a Berlim, ambos cometeram suicídio ingerindo cápsulas de cianureto.

A origem judaica de Eva Braun é a mais recente de uma série de revelações bombásticas do programa britânico, em que cientistas renomados tentam extrair amostras de DNA de personalidades históricas famosas, como John F. Kennedy e Napoleão.

Recentemente, o programa recebeu duras críticas por pagar cerca de 5 mil dólares a um historiador condenado por negar o Holocausto, que forneceu uma suposta mecha de cabelo de Hitler. Mais tarde, foi comprovado que a amostra era falsa.

“É revoltante e coloca em cheque a concessão do Channel 4 como um canal público”, criticou Ian Austin, membro do parlamento britânico.

No entanto, o Channel 4 admite que as conclusões sobre a ascendência de Eva Braun estão longe de ser definitivas.

“A procedência dos fios de cabelo é confiável, mas para provar definitivamente que eles vieram da cabeça de Eva Braun, Mark Evans tentou obter uma amostra de DNA das duas descendentes ainda vivas de Braun. Como ambas se recusaram, o mistério permanece”, concluiu a declaração da emissora.

Revista Novo Perfil Online
Fonte: Discovery 
Por Rossella Lorenzi
Foto: Deutsches Bundesarchiv/Wikimedia Commons





O estilo de vida contemporâneo tem acelerado o processo de envelhecimento do corpo e a nutrição tem sido uma importante aliada dos tratamentos estéticos na hora de minimizar e até mesmo retardar esse processo. É o que explica a nutricionista Isabel Jereissati, diplomada pelo Institute for Functional Medicine (Estados Unidos) e mestre em fisiopatologia clínica e experimental pela UFRJ.

Em entrevista ao blog, ela afirma que a produção excessiva dos radicais livres danifica as células, o que provoca alterações na pele. “A nutrição impede o envelhecimento precoce através do combate aos radicais livres”, afirma.

Eis a entrevista:

Como a nutrição pode ser eficaz no combate ao processo de envelhecimento?

Isabel Jeresissati – Um dos principais responsáveis pelo aceleramento do envelhecimento é o desequilíbrio do mecanismo de defesa antioxidante, que diminui a capacidade do corpo de combater o excesso de radicais livres. A produção excessiva dos radicais livres danifica as células, o que provoca alterações na aparência da pele. A nutrição impede o envelhecimento precoce através do combate dos radicais livres. Os alimentos podem diminuir a produção e os danos causados pelos radicais livres. Além disso, a nutrição correta fornece nutrientes para formar cabelo, unha e pele bonitos e saudáveis.

Quais são os alimentos indicados para deter a produção de radicais livres?

Alguns alimentos e um de seus antioxidantes: mamão (betacaroteno), uva (ácido elágico), brócolis (flavonoides), goiaba (vitamina), chá verde (catequinas), curry (curcumina), nozes (polifenóis), tomate (licopeno), açaí (vitamina), goji berry (flavonoides) e abacate (glutationa).

Quais os alimentos que devem ser banidos das dietas das mulheres que pretendemretardar ao máximo o processo de envelhecimento?

Os alimentos pró oxidantes e pró inflamatórios devem ser evitados por gerarem maior produção de radicais livres . São os alimentos ricos em aditivos químicos (adoçante, corante, estabilizantes, antiumectantes e cornates) presente na maioria dos produtos industrializados, açúcar refinado, cereais refinados e gordura saturada, trans e interesterificada (óleos modificados quimicamente).

Costuma-se dizer que exercícios aeróbios de longa duração liberam radicais livres e, consequentemente, aceleram o envelhecimento. Existe alguma alimento que posa ser consumido antes da prática de corridas, por exemplo? Ou uma dieta específica para quem gosta de aeróbios intensos?

Quem gosta de exercícios aeróbicos intensos como a maratona, deve seguir uma alimentação que combate os danos dos radicais livres produzidos pela oxigenação acelerada da respiração celular. Alimentos ricos em antioxidantes de fácil digestão como goji berry, suco de laranja, suco verde e framboesa, podem ser ingeridos antes da atividade física.

Quais alimentos devem ser consumidos antes de processos estéticos em clínicas de dermatologia?

O tipo de procedimento e o estado nutricional do paciente são determinantes para indicar os melhores alimentos. Não adianta consumir um alimento antes do procedimento se o corpo estiver deficiente em nutrientes. O ideal é corrigir previamente a alimentação com algumas semanas que antecedem o procedimento. Mas para quem tiver pressa e vai fazer um laser para estimular a produção de colágeno, por exemplo, uma dica é ingerir alimentos com alto poder antioxidantes como açaí, abacate e curcuma, e fazer uma a combinação de alimentos que fornecem nutrientes para formar colágeno como suco de maçã com raspa de limão e tâmara (fornece vitamina C, Triterpeno e silício, nutrientes que participam diretamente da formação de pele).

A senhora diria que nos dias corridos de hoje as mulheres têm envelhecido mais rápido e, por isso, recorrido a tratamentos como botox cada vez mais cedo ou até mesmo antes da hora?

Envelhecer é inevitável, faz parte do processo fisiológico do ser humano. Mas o que estamos vendo é um estilo de vida que acelera o processo de envelhecimento. Estresse físico e emocional, poucas horas de sono, consumo de álcool e cigarro, uso crônico de medicamentos, uso de suplementos sem orientação, a falta de atividade física ou prática de exercícios extenuantes combinado a uma alimentação desregrada fazem o processo de envelhecimento celular ocorrer mais rapidamente. Um erro alimentar comum são as dietas restritivas, que eliminam grupos alimentares com o objetivo de emagrecer. Quando realizadas sem orientação podem causar mais estresse e perda de nutriente que aceleram o envelhecimento celular. As mulheres ficam magras e envelhecidas, correm para as clinicas de estética e estão sem substrato para formar uma nova pele de qualidade.

Quais alimentos produzem mais radicais livres? E eles podem ser substituídos por quais alimentos? A senhora pode citar cinco exemplos?

Cereais matinais, que são ricos em açúcar e geralmente produzidos com cereais refinados. Essa combinação aumenta a produção de radicais livres no corpo. Substituir por cereais integrais e fazer a própria mistura em casa com castanhas, nozes, sementes e frutas secas.

Bebidas carbonadas (refrigerantes, sucos industrializados e achocolatados) são ricas em açúcar de rápida absorção que causam aumento de produção de radicais livres dentro das células. Substituir por água ou água aromatizada e eventualmente consumir suco natural feito na hora. Congelados são geralmente pobres em nutrientes antioxidantes e ricos em aditivos químicos e gorduras trans. Substituir por alimento fresco, preparado na hora ou de véspera, sempre cozidos em baixa temperatura e por pouco tempo para preservar os nutrientes. Adoçantes e outros aditivos químicos. Muitas pessoas consomem adoçante sem saber, através de barras de cereais, cereais matinais, doces e biscoitos diet e light. Carnes vermelha como picanha, cupim e costela são rica em gorduras saturadas que quando em excesso geram inflamação e levam à formação de radicais livres. Substituir por cortes mais magros, como alcatra e filé mignon. Bebida alcoólica são as grandes responsáveis pela geração de radicais livres. Além disso, quando consumido em exagerado, a bebida alcoólica acelera em 50% o processo de morte celular que ocorre naturalmente no organismo, gerando mais radicais livres e envelhecimento. Substituir por suco de tomate temperado rico em antioxidante licopeno e coquetel de frutas de banana, morango e laranja rico em vitamina C e flavonoides sem álcool.

Revista Novo Perfil Online
Fonte: Blog Estadão

terça-feira, 29 de julho de 2014


Em uma pesquisa com 600 estudantes universitários, pesquisadores concluíram o que quase todo mundo já sabia: pessoas que gostam de cães são bem diferentes das que adoram gatos.

“Faz sentido que as pessoas que preferem cães sejam mais animadas, porque gostam de sair e conversar com as pessoas. Já as que gostam de gatos são mais introvertidas e sensíveis, preferem ficar em casa lendo um livro e não ter que levar o gato para passear”, explica a pesquisadora Denise Guastello, professora de psicologia da Universidade Carroll em Waukesha , Wisconsin, que apresentou os resultados no encontro anual

Algumas diferenças de personalidade são bem marcantes. Pessoas que gostam de cães têm mais disposição, são extrovertidas e costumam seguir regras. Já os “gatófilos” são mais introvertidos e abertos a novas ideias, tendem a desobedecer regras e obtiveram um desempenho melhor na avaliação de inteligência (mas os pesquisadores não mencionam se os amantes de cães exigiram uma recontagem deste último item)

Segundo o LiveScience, 60% dos estudantes entrevistados declararam gostar de cães, 11% afirmaram preferir gatos e o restante disse gostar de ambos ou de nenhum. Para os cinófilos, o companheirismo é o atributo mais importante de um animal de estimação, enquanto a afeição foi citada pelos donos de gatos.

Revista Novo Perfil Online
Fonte: Animal Planet
Por Sheila M. Eldred


sábado, 26 de julho de 2014

Duas das bonecas encontradas / Fotos: Reuters
A polícia do condado de Orange (Califórnia, EUA) está investigando um caso insólito: bonecas de porcelana "sinistras" foram deixadas na frente de, pelo menos, oito residências da região, assustando famílias.

Agentes descobriram a responsável pela estranha "doação" no último fim de semana. Não identificada, ela disse apenas que não tinha intenção de fazer mal, segundo a agência AP. A ABC noticiou que a mulher contara que as suas duas filhas haviam crescido e que não brincavam mais com as bonecas. Assim, ela decidiu fazer uma boa ação.

O vice-xerife Jeff Hallock comentou que, por terem aparência realística, as bonecas apavoraram os moradores. Em alguns casos, famílias disseram acreditar que se tratava de cópia de uma criança que vive na residência.

Segundo a ABC, a responsável pelos "presentes indesejados" frequenta a mesma igreja que os donos das residências visitadas.

Como não houve crime, o caso foi arquivado. Mas as bonecas continuarão em poder da polícia.


Revista Novo Perfil Online
Fonte: O Globo


sexta-feira, 25 de julho de 2014


Em uma época em que a comida deixou de ser apenas o alimento servido em um prato sobre a mesa e se tornou uma experiência gastronômica, os restaurantes não podiam ficar de fora. A maioria atualizou seus cardápios para se alinhar com as preferências dos clientes, modificou a maneira de atendê-los, a apresentação do estabelecimento e a forma de promovê-lo. Alguns restaurantes têm procurado estabelecer novos conceitos e quebrar paradigmas para, pelo menos, chamar alguma atenção. E conseguiram. Conheça os cinco restaurantes mais estranhos do mundo.

Beer Spa Restaurant, Praga


A República Tcheca é conhecida por suas belas cidades e monumentos – e também ostenta o maior consumo de cerveja per capita do mundo. O restaurante Beer Spa não só se aproveita dessa fama como vai além: seus clientes podem tomar um banho de cerveja a 37°C que, segundo estudos do próprio restaurante, regenera e rejuvenesce a pele, melhora a circulação sanguínea, aumenta a frequência cardíaca e fornece vitaminas diretamente através dos poros.

A combinação ideal é começar com uma sessão de sauna finlandesa, continuar com um banho de cerveja e finalizar em uma cama de palha de aveia. O tratamento dura cerca de duas horas e dizem que, depois, é possível dormir melhor que um bebê – e sem ressaca.

Robot Kitchen, Hong Kong



Às vezes ficamos cansados de esperar pelo garçom, mas quando ele finalmente aparece, pode ser que a vontade de comer tenha desaparecido. Isso nunca vai acontecer no Robot Kitchen. Nesse restaurante, três sorridentes robôs atendem os clientes até que fiquem satisfeitos. O Robô 1 (seus nomes não são muito criativos), com seu sorriso permanente, anota o pedido por uma tela sensível ao toque. O Robô 2 leva a comida até a mesa com suas mãos firmes, que nunca deixam a bandeja cair. O Robô 3 dança. Isso mesmo: dança ao ritmo da música que estiver tocando para fazer com que a espera e a noite não sejam muito longas – mas o melhor de tudo é que eles nunca vão reclamar da gorjeta!

Existe um projeto para criar mais um robô para trabalhar como cozinheiro. O único problema é que a jornada de trabalho dos robôs é um pouco curta: a carga da bateria de cada um deles dura apenas cinco ou seis horas.

The Jail, Bombaim


The Jail (A Prisão) é um restaurante curioso, que merece uma visita se você estiver passeando pela Índia. Se você é fã de histórias de prisioneiros e gosta de estar rodeado de paredes concreto e barras de aço, esse é o cenáro perfeito para um jantar diferente, com comida típica da região, vinhos, drinques e música ambiente, a cargo de um DJ.

Carton King Restaurant, Taichung



Continuando o passeio pela Ásia, chegamos ao Carton King Restaurant, de Taiwan, um estabelecimento feito quase que inteiramente de papelão. Localizado dentro do Carton King Creativity Park, um local feito do mesmo material, o restaurante oferece as comidas típicas da região em um ambiente onde tudo é feito de papelão: mesas, cadeiras, pratos, copos e até mesmo as canetas.

O parque é um exemplo admirável do que o talento é capaz de criar: seus jardins e monumentos também são feitos de papelão corrugado.

A380 Sky Kitchen, Taipé


O último dos cinco restaurantes mais estranhos do mundo se localiza na China e sua proposta é das mais peculiares.

A decoração, as bandejas onde a comida é servida, o carrinho de bebidas, as roupas das garçonetes, todos os elementos proporcionam ao cliente a sensação de estar em uma aeronave – mas em um “voo” sem chateações como controle de segurança, turbulência, obrigação de apertar o cinto de segurança e prestar atenção aos avisos de “não fumar” – e a comida ainda é ótima!


Revista Novo Perfil Online
Fonte: Discovery Brasil
Por Pablo Huerta








quinta-feira, 24 de julho de 2014

Foto: Centro do Câncer Norris Cotton, Centro Médico Dartmouth-Hitchcock

Um parasita presente nas fezes dos gatos é a base de um tratamento que combate o câncer em ratos de laboratório, incluindo melanomas agressivos e tumores no ovário, segundo testes preliminares.

O Toxoplasma gondii, um protozoário unicelular que se desenvolve no intestino dos felinos, pode provocar doenças em gatos e seres humanos. Mas os cientistas do Centro Médico de Dartmouth-Hitchcock encontraram uma forma de modificar o parasita, cuja nova “versão” teria uma impressionante ação anticancerígena.

“Descobrimos que este parasita é capaz de estimular as respostas imunológicas exatas para combater o câncer”, comenta David J. Bzik, professor de microbiologia e imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Dartmouth.

“A biologia desse parasita é diferente da de outros microorganismos de uso terapêutico, que mantêm contato apenas com a parte externa das células imunológicas”, explica a pesquisadora-associada Barbara Fox. “Ao ganhar acesso ao interior das células imunológicas, essa cepa modificada do T. gondii reprograma a ação natural do sistema imunológico para destruir células tumorais e cancerosas”.

O parasita mutante foi apelidado de CPS. Testes de laboratório mostram que ele não se reproduz dentro do organismo. Mesmo se o sistema imunológico do receptor estiver debilitado, como acontece com frequência durante a quimioterapia, o CPS ainda preserva sua ação anticancerígena.

“Os cânceres agressivos são como trens em alta velocidade,” compara Bzik. “O CPS é como um super-herói microscópico, que detém o avanço dos trens e os encolhe até fazê-los desaparecer”.

Durante os testes de laboratório, Bzik e seus colegas usaram o CPS para tratar casos extremamente agressivos de melanoma e câncer ovariano em ratos, que apresentaram um índice de sobrevivência sem precedentes.

Outra característica notável desta nova arma contra o câncer é que o CPS pode ser adaptado a um paciente específico.

“Nos futuros tratamentos clínicos, acreditamos que os parasitas poderão ser inseridos em células isoladas do paciente. As células ‘Cavalo de Troia’, contendo o CPS, seriam injetadas como uma vacina imunoterapêutica, gerando as reações necessárias para erradicar as células cancerosas e proporcionar imunidade duradoura contra recidivas da doença”.

Os pesquisadores ainda tentam entender por que o CPS é tão eficiente, e continuarão a analisar seus mecanismos e alvos moleculares.

“A imunoterapia com CPS é incrivelmente promissora na criação de novos tratamentos e vacinas contra o câncer”, conclui Bzik.

Se depender dos avanços da ciência nesse campo, as futuras gerações talvez vejam as ninhadas de gatinhos sob uma ótica inteiramente nova.

Revista Novo Perfil Online
Fonte: Discovery Brasil