Revista Novo Perfil Curiosidades

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O estudo da preservação ambiental aliada ao desenvolvimento teórico dos conteúdos em sala de aula pode favorecer a uma convivência . O presente projeto se propõe a divulgar e preservar a origem de um rio (rio Camaratuba) a partir da revitalização de uma de suas nascentes que há muito tempo ficou no anonimato, a nascente “Cacimba do Augusto”. Este Projeto foi desenvolvido pelos alunos do 1º ano “A” e 2º ano “B” da Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria José Miranda Burity, localizada à Rua Major Costa s/n, Serra da Raiz-PB. Propondo-se a fazer dos estudantes agentes multiplicadores das informações, dos estudos e dos encaminhamentos no tocante ao projeto Uma nascente que precisa viver.

Como formas de investigação e sensibilização foram realizadas atividades práticas por meio de entrevistas a historiadores locais, professores e conhecedores da importância dessa nascente. Após as entrevistas os estudantes prepararam trabalhos escritos e montaram uma maquete de como seria a nascente preservada, confeccionaram panfletos para distribuir na comunidade próxima a nascente com a finalidade de informar a população da importância de cuidar e viver harmonicamente com aquela nascente. O estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica.
 
Nesta sexta-feira (18) os alunos tiveram a oportunidade conhecer o local onde desagua o Rio Camaratuba, assim visando os mesmos se empenharem cada vez mais nessa empreitada de ajudar a manter a nascente sempre conservada. O projeto cadastrado junto a secretaria de educação do estado como requisito para participar do projeto mestre da educação


Por Felipe Silva/Revista Novo Perfil


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Entre em contato aqui!